A maior dificuldade dos profissionais da área trabalhista, é sem dúvidas o eSocial. A complexidade e constantes mudanças no sistema, traz insegurança e muitas vezes instabilidade.
Desde seu lançamento em 2015, o eSocial esteve envolvido em muitos temas, sendo até considerado um sistema quase morto ano passado com a sanção da MP 881/2019 conhecida como Lei da Liberdade Econômica.
O que aconteceu na verdade não foi a finalização do sistema, e sim, uma simplificação que está tirando o sono de profissionais do Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Contadores e proprietários de pequenas empresas.
A novela que se tornou o eSocial, ganhou um novo capítulo semana passada, quando os prazos do cronograma atual foram suspensos por tempo indeterminado.
Mas ao contrário dos acontecimentos anteriores, a prorrogação dos prazos beneficia os profissionais, que agora tem o tempo necessário para aprender absolutamente tudo sobre eSocial simplificado, também conhecido como eSocial versão beta.
A versão beta já está disponível para estudo, mas não foi oficialmente implantada.
Um novo cronograma deve ser publicado junto ao modelo mais atualizado e o novo nome do eSocial.
Apesar do sistema beta não ter sido instituído, é imprescindível que os profissionais conheçam tudo sobre ele, já que a versão mais atualizada pouco irá se diferenciar dele.
Pensando nisso, a Nith Treinamentos irá realizar o maior Workshop de Departamento Pessoal e eSocial do país.
O evento vai acontecer entre os dias 14 e 21 de setembro, com aulas ministradas por um especialista na área trabalhista e em eSocial, o Professor Luciano Pimentel.
Totalmente gratuito e online, o Workshop de eSocial terá certificado de 9h de participação e tem como principal objetivo ensinar o passo a passo de como dominar o Departamento Pessoal e o eSocial e, assim, se destacar profissionalmente.
Serão 4 aulas, onde o Professor Luciano Pimentel, expert em eSocial, vai te ensinar as melhores práticas para finalmente dominar o sistema, atualizações e cronograma. Veja abaixo o que você vai aprender:
? ESocial simplificado
Na primeira aula será discutido todas as mudanças do sistema atual do eSocial para a versão simplificada, como a transição afeta os eventos e prazos, as nuances no leiaute, o novo cronograma e muito mais.
? SST no eSocial
A fase de Saúde e Segurança do Trabalho é considerada a mais complicada e difícil do eSocial, porque grandes partes das empresas nem sequer possuem um Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho).
Em razão disso, na segunda aula você vai conhecer os eventos de SST no eSocial e os cruzamentos dessas informações para poder preparar a sua empresa.
? Tabela de Rubricas e folha de pagamento
Sem a prorrogação, o Grupo 3 estaria prestes a entrar na terceira fase do cronograma, e teria que enviar os eventos periódicos (folha de pagamento).
Com a suspensão dos prazos, os profissionais conseguiram mais tempo para aprender a enviar a folha de pagamento sem erros e ficar livres de possíveis autuações.
Muitas empresas erram no envio da folha de pagamento, porque os sistemas que utilizam não estão aptos para receber o eSocial. Nesse caso, é preciso substituir o sistema atual da empresa para conseguir êxito no envio da nova declaração.
Na terceira aula você irá aprender como identificar esse erro, alterar o sistema que está implantado nesse escritório e livrar sua empresa de várias autuações que possam se originar dessa falha.
? Resumão e o Próximo Passo
Por fim, a última aula terá um resumo de todo Workshop eSocial e o Professor Luciano Piementel ainda dará dicas para você dar seu próximo passo na carreira.
As aulas serão liberadas sempre às 9h e ficarão disponíveis durante todo o período do Workshop.
Os participantes poderão interagir durante as aulas, enviando perguntas que serão respondidas em “lives” tira-dúvidas nas redes sociais.
Agora que você já percebeu que essa é uma oportunidade imperdível, clique no link e inscreva-se gratuitamente no Workshop eSocial.
http://bit.ly/esocial-gratuito
Se você gostou desse artigo, confira também: como reduzir riscos com a reforma trabalhista e o esocial