As metodologias ágeis vêm ganhando cada vez mais espaço em diversos setores trabalhistas. No entanto, há algum tempo os gestores da área de saúde estão notando que os métodos ágeis de trabalho são valiosos também para hospitais, clínicas e laboratórios.
Entre as vantagens, temos a redução de custos e a melhoria da gestão como um todo, graças à rápida tomada de decisão.
Independente de qual for o método escolhido pelo gestor de saúde, as etapas de aplicação dessa estratégia passam pela:
- Escolha da metodologia;
- Correta comunicação em todos os setores da empresa;
- Foco no processo de transição e;
- Busca por uma avaliação contínua das mudanças implementadas no espaço hospitalar, priorizando a correção de falhas e otimização dos resultados.
Conheça algumas das principais metodologias ágeis
SCRUM
O Scrum consiste em uma metodologia de gestão e planejamento de projetos, de forma que o conjunto de atividade é realizado em ciclos.
Entre as vantagens da sua utilização no setor da saúde, estão a melhoria da comunicação interna, documentação de processos, identificação de possíveis gargalos e posterior melhoria, além de proporcionar uma rápida adaptação às mudanças de mercado.
Lean
O Lean objetiva a criação de valor máximo para os pacientes e tem como benefícios a redução de desperdícios e o tempo de espera.
Utilizando ciclos contínuos de aprendizagem, o método possui foco nos seguintes pontos:
- Processos de cuidados de saúde
- Pacientes
- Prestadores de cuidados de saúde pessoal
- Pessoal de suporte
Faz parte do método Lean, a utilização de um Mapa de Fluxo de Valor (MFV) que consiste em um diagrama que mostra detalhadamente as etapas de um processo de trabalho, contemplando o fluxo de pessoas, materiais e informações.
Entre os seus objetivos, estão a facilitação da visualização e do entendimento dos procedimentos de trabalho. Assim, possibilita a melhoria através da eliminação de etapas que não agreguem valor.
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Kanban
Nas instituições de saúde, o método ágil Kanban pode auxiliar no controle de entrada e saída de paciente permitindo, dessa forma, o conhecimento sobre o tempo de atendimento médico e, por consequência, o tempo de ocupação de um leito.
O Kanban é um método formado por checklists. Assim, todos os envolvidos possuem uma visão geral de todos os processos, encadeando os fluxos de trabalho.
Umas das regras do Kanban é a seguinte:
“Uma tarefa não pode ter continuidade sem que a anterior tenha sido finalizada”. Por isso, há a necessidade de montar um mapa visual, fixado na parede, onde mostra todas as etapas que devem ser seguidas por toda a equipe.
OKR
Primeiro, é preciso saber o que significa cada letra da sigla para entender como essa metodologia funciona. Vamos lá!
O – Objetivos
Quais objetivos a empresa pretende alcançar? Na metodologia OKR, é preciso que os direcionamentos do negócio estejam muito claros e que todos os colaboradores estejam engajados para conquistá-los.
Não podem existir dúvidas de quais são as metas da empresa. Isso é essencial para que cada integrante da equipe compreenda qual é o seu papel para que a organização atinja os resultados planejados. Para isso, além do objetivo, é preciso que a empresa desenvolva resultados-chave.
KR – Principais Resultados
Como a empresa irá mensurar os resultados? É preciso medir os resultados ao longo do caminho em direção aos objetivos empresariais.
Essa mensuração é importante para que se compreenda qual é o nível do progresso, ou seja, se a empresa está perto ou longe de alcançar o que se propôs.
Para cada objetivo, é interessante que se desenvolva de 3 a 5 resultados chave para guiar a equipe e mensurar quantitativamente (em números) o desenvolvimento do time.
A aplicação das metodologias ágeis na área da saúde tem como principais funções a melhoria dos processos e a satisfação dos pacientes
Por conta disso, é preciso buscar feedbacks constantes para entender se houve melhoria, se existe a possibilidade de novas alterações e quais as demandas de profissionais e clientes.
Para os pacientes, pode-se solicitar o preenchimento de um formulário de satisfação, com espaço para sugestões. Para os profissionais de saúde, o uso de reuniões semanais pode ser uma boa ideia para fomentar ainda mais a comunicação e os feedbacks.
Mesmo que esse ainda seja um movimento inicial, você ainda ouvirá falar muito acerca da aplicação das metodologias ágeis na área da saúde.
E os profissionais que souberem aplicar essas metodologias se destacarão no futuro.
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