Quando caímos ou deixamos a louça cair, sentimos que a gravidade pode ser um problema. Mas é justamente a falta de gravidade no espaço que faz com que os astronautas retornem com seus músculos enfraquecidos. Pois, é a força de atração da Terra que fortalece nossos músculos.
Portanto, em vez de considerar a gravidade como um estorvo, podemos vê-la como uma bênção. Da mesma forma, é possível considerar nossos problemas como oportunidades de crescimento, isto é, desenvolver uma “growth midset”, ou seja, uma “mente predisposta ao crescimento” que jamais se dá por vencida. Elon Musk tentou por três vezes lançar um foguete ao espaço e trazê-lo de volta. Fracassou todas as vezes. Mesmo assim, não parou de tentar. No quarto lançamento foi bem-sucedido.
Thomas Edison fracassou mais de mil vezes tentando criar a lâmpada elétrica. Mas, segundo ele, não foram falhas, mas sim descobertas de como não se fazer uma lâmpada. Em geral, louvamos a conquista dos ares por Santos Dumont, mas não sabemos que—antes de realizar o primeiro voo de avião—teve vários acidentes com dirigíveis.
Dessa forma aprendeu como fazer um voo controlado, e, após quatro tentativas com o 14-Bis, conseguiu voar 60 metros, mostrando “que era possível voar com o mais pesado que o ar. Uma revolução” (agenciabrasil.ebc.com.br). Grandes inventores são conhecidos pela sua resiliência, isto é, pela capacidade de persistir após seus fracassos, mas essa é também a característica das pessoas de sucesso em todas as áreas da vida.
Uma das mais incríveis histórias de resiliência é a do Coronel Sanders da Kentucky Fried Chicken que decidiu comercializar sua receita especial de frango depois dos 65 anos. “Ele começou a viajar de carro para diferentes restaurantes e cozinhava seu frango frito no local para os proprietários de restaurantes. Se o proprietário gostasse do frango, eles entrariam em um acordo de aperto de mãos para a venda do seu frango.
Ele foi rejeitado 1009 vezes antes que o seu frango fosse aceito! Por volta de 1964, o Coronel Sanders tinha 600 franquias vendendo a sua marca de frango. Então, vendeu sua empresa por US$ 2 milhões, mas permaneceu como o seu promotor de vendas. Em 1976, o Coronel tornou-se a segunda celebridade mais conhecida do mundo” (Dennis Nafte, médium.com).
No campo religioso encontramos verdadeiros heróis, como é o caso de Santa Teresa d´Ávila e São João da Cruz. Santa Teresa—perseguida pela inquisição—para se defender, escreveu o Livro da vida, que a salvou da fogueira. Iniciou, então, uma caminhada na qual enfrentou todo tipo de problemas para a fundação de 32 carmelos. Apesar dos desafios, além dos carmelos deixou também extensa obra literária.
São João da Cruz ajudou-a na fundação dos carmelos e, como ela, foi também perseguido. Chegou a ser encarcerado por adversários por nove meses. “Foi destituído de todos os cargos e abandonado num convento onde o superior o maltratou com extrema dureza. […] Mas ele tudo suportou com cordura, chegando a compor na prisão alguns dos poemas que mais tarde deram origem à sua obra literária” (Carmela Werner, revista.arautos.org).
Elon Musk, Thomas Edison, Santos Dumont, Coronel Sander, Santa Teresa d´Ávila e São João da Cruz, são apenas algumas das pessoas que souberam transformar problemas em oportunidades de crescimento. Por isso, se tornaram exemplos de que o impossível acontece quando—apesar do infortúnio—decidimos tentar de novo.