Mas como modificar essa visão? Como mostrar a importância da Contabilidade na tomada de decisões? E como fazer com que ela seja vista como ferramenta indispensável a uma gestão de sucesso? Tudo isso dependerá efetivamente dos próprios profissionais da área contábil, que tem como desafio indicar de que forma estão colocando em prática a ciência contábil, na qualidade de instrumento decisório no gerenciamento empresarial.
De acordo com a definição de Flavio Flach, auditor do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul: “A ciência contábil não é somente o conhecimento necessário para saber registrar, por meio de partidas dobradas, todos os eventos contábeis que afetam o patrimônio da entidade, elaborar demonstrações da situação financeira e dos resultados do exercício. Inicialmente cabe destacar que a Contabilidade é consagrada como Ciência Social com fundamentação científica, formada por uma estrutura composta de postulados e orientada por princípios. Tem como objeto de estudo o Patrimônio, visa explicar os seus condicionamentos (sejam eles técnicos, históricos, ou sociais, sejam lógicos, matemáticos ou linguísticos), sistematizando as suas relações, esclarecendo os seus vínculos e avaliando os seus resultados e aplicações.”
No cenário atual em que se faz grande uso da tecnologia, de uma legislação mais assertiva quanto à corrupção e de normas internacionais de Contabilidade, a ciência contábil torna-se essencial na mitigação de riscos às empresas, e principalmente, no fornecimento de informações precisas para auxiliar gestores.
Dessa forma, a Contabilidade pode ser empregada como um fator de fidelização do cliente, uma vez que a adoção de seus princípios só tendem a valorizar a relação entre os contadores e os usuários de suas informações. Para isso, porém, é imprescindível que antes de qualquer efeito de gestão, sejam cumpridos os requisitos do exercício da profissão contábil:
Integridade dos dados – números e demonstrações financeiras entregues com eficácia, conforme as regras e num espaço de tempo favorável à tomada de decisões;
Transparência – ser transparente é demonstrar tudo que se pede e quando se pede. É ter a memória de cálculo, é preparar relatórios que suportem números, é utilizar ferramentas de gestão demonstrando e conciliando o ponto A com o ponto B;
Evidenciação – manter o foco no principal. Evidenciar tem a ver com a entrega das informações mais relevantes e que fazem diferença para o destinatário do produto. Não basta entregar, é preciso entregar o mais importante, distinguido-o dos demais;
Forma – respeitar os modelos. Dar forma muitas vezes significa entregar aquilo que foi evidenciado em outro documento no formato correto;
Conteúdo – referente a atos e fatos reais. O conteúdo tem que estar certo, pois de nada adiantará evidenciar algo, com uma forma exemplar, cujo conteúdo não esteja necessariamente correto.
Da mesma forma que as organizações, os profissionais contábeis precisam ter em mente que boa parte dos problemas enfrentados pelas empresas residem na não compreensão desta como uma entidade plural, que necessita de soluções conjuntas e que depende de fatores internos e externos para sua sobrevivência. Em outras palavras, de que não adianta avançar em modelos extraordinários internamente, se em nada compartilham com o ambiente externo.
Essa mudança de paradigma virá da própria condição do relacionamento dos profissionais com a ciência contábil, com os colaboradores contratados, com a maneira que treinam e se relacionam operacionalmente e tecnicamente com o conteúdo informativo que se propõem a entregar.
Os contadores devem assumir seu papel como líderes de gestão pelos aspectos científicos da Contabilidade. Eles devem valorizar o seu trabalho, praticando honorários justos pela avaliação da complexidade, da singularidade de cada corpo organizacional. E, acima de tudo, devem praticar a Contabilidade, elevando-a a um patamar de ciência e fazendo, independentemente de para quem, da melhor maneira que puder ser feita.
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3 comentários em “A importância da Contabilidade na gestão empresarial”
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Pedro Nery, consultor organizacional, socio da rede de contadores consultores Marco Contabilidade Consultiva e criador do canal Contabilidade Consultiva. Professor do MBA em Consultoria e Empreendedorismo Contabil da BSSP Centro Educacional. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espirito Santo, especialista em Gestao Empresarial e em Gestao de Negocios Imobiliarios e Construcao Civil pela Fundacao Getulio Vargas. Ele acredita que os contadores podem ser os agentes de transformacao das empresas, assegurando a conformidade legal e implantando boas praticas de gestao, atraves da Contabilidade Consultiva.
Realmente é de relevante interesse que se mude a forma com a qual a contabilidade é vista pelos empreendedores. A Contabilidade é quem realmente tem acesso às informações e diagnóstico da situação financeira da empresa, e se restringiu, durante muito tempo, à imagem de quem repassa tributos.
Hoje com a tecnologia digital, essa visão precisa ser ampliada para que os gestores reconheçam o grande trunfo que têm nas mãos: um aliado na tomada de decisões com diagnósticos pontuais e dados demonstrativos precisos ( muitas vezes que até mesmo o próprio empresário desconhece). Parabéns pelo exímio conteúdo Sérvulo Mendonça!