Ao imaginarmos a rotina diária de um contador em um pequeno empreendimento contábil, a primeira reflexão que fazemos são relacionadas as habilidades e competências ele precisaria adquirir para atender às necessidades demandadas pelo mercado e quais tecnologias poderiam auxiliá-lo no processo de gerenciar de forma inovadora o seu empreendimento.
É fato que as rotinas e processos variam de acordo com as necessidades de cada cliente, porte, nicho e mercado de atuação. Em um cenário de legislação tributária complexa, com inúmeros atos normativos e obrigações acessórias a cumprir e uma equipe a liderar, urge ao empreendedor contábil mapear seus processos de trabalho e manualizar suas rotinas de forma a padronizar as atividades rotineiras.
Sabe-se que quanto mais repetitivas as tarefas maior possibilidade de automatização e menor valor agregado será entregue aos seus clientes. Garantir a oferta de informações úteis à tomada de decisões, tempestivas e seguras deve ser o foco de atenção prioritário. Aliado a isso surge a preocupação de como utilizar e armazenar os dados corretamente em um cenário de LGPD.
O mercado exige dos profissionais contábeis cada vez mais zelo na hora de escolher qual a melhor tecnologia para auxiliá-lo nesse processo de forma a propiciar oportunidades de crescimento. E um bom começo seria procurar por parceiros tecnológicos que oferecessem período de teste gratuito da ferramenta de modo a testá-las quanto a relação custo-benefício, facilidade de uso, nível de customização às necessidades dos clientes e suporte técnico.
A tecnologia hoje permite a realização de grande parte das tarefas rotineiras dos escritórios contábeis à distância com uso de recursos virtuais de comunicação, sem presença física. Mas, ao mesmo tempo em que os profissionais e as informações podem ser rapidamente acessados sem as barreiras tradicionais de local e horário de trabalho também exige novos modelos de trabalho.
Há necessidade de requalificação profissional e mudança do modelo mental até então vigente. Os processos de trabalho precisam ser bem definidos e aquele profissional que não se mantiver atualizado estará inegavelmente fora do radar do mercado de trabalho.
Ainda há um largo caminho a percorrer antes que entremos no mundo 4.0 com o uso intensivo da internet das coisas e da realidade aumentada. Há inúmeras plataformas no mercado e cabe a você profissional e estudante das Ciências Contábeis selecionar aquela que melhor atenda as necessidades de sua empresa e de seus clientes.
Porém, já não basta adquirir e fazer uso dos recursos tecnológicos avançados. O profissional precisa antes de tudo desenvolver a capacidade empreendedora e ser autoridade na área em que pretende atuar demonstrando domínio das leis, normas e regulamentos que regem sua profissão e aplicar as melhores práticas de gestão disponíveis no mercado e na literatura.