Segundo Paulo José Galli, secretário dos Transportes Metropolitanos, a galeria de esgoto que passava 3 metros acima da máquina de escavação se rompeu.
O que houve
Na manhã da última terça-feira (1° de fevereiro), quem passava pela marginal Tietê foi surpreendido com a abertura de uma enorme cratera. O asfalto parece ter cedido ao lado da obra do Metrô da Linha 6-laranja. Por sorte, o acidente não deixou feridos.
Não é novidade
Infelizmente, esse episódio não é um caso isolado de acidente nas obras do metrô de São Paulo. Em 2007, houve o desabamento de um dos túneis da linha 4-amarela. E tempos depois acontecerem outros problemas em obras.
Segundo o presidente do Comitê Brasileiro de Túneis, São Paulo tem um solo mais instável que outras capitais, como Rio de Janeiro e Goiás. Entretanto, as obras, na maioria das vezes, são seguras. E também, há constantes análises de risco para evitar acidentes e transtornos à população.
Como identificar
Após verificar a saúde dos trabalhadores e liberar o fluxo da outra via da Marginal, a prioridade é realizar uma auditoria e perícia para identificar exatamente o que ocorreu para que possa aplicar medidas cabíveis e levantar pontos sobre como evitar acidentes dessa proporção.
Quem realiza as Perícias
Para identificar as causas de uma inconformidade em obras e imóveis urbanos, é preciso solicitar os serviços de um profissional da Engenharia ou Arquitetura que tenha conhecimento técnico e prático na área.
Como se tornar um Perito Judicial
Se você é engenheiro ou arquiteto e deseja ingressar na área de avaliações e perícias, é preciso se capacitar!
Para isso, busque uma instituição de ensino capaz de entregar um conhecimento que une teoria e prática.
Sem contar, na parte mais importante! Priorize professores que vivenciam o mercado de trabalho.
Dessa forma, você poderá expandir o seu conhecimento ao lado de profissionais que sabem a lógica, os segredos e como se dar bem nessa área.