Sim, alguns de nós, articulistas, escrevemos o óbvio.
Enfim, de forma objetiva trata-se da capacidade de liderar a si mesmo o que é fundamental no desenvolvimento da vida pessoal, para a carreira e para os negócios.
O principal agente da vida pessoal, carreira e negócios é o indivíduo e aquele que desenvolver maior capacidade de gerir-se obterá maior chances de sucesso em qualquer das áreas.
Voltando ao óbvio, a autoliderança requer autoconhecimento das suas capacidades e emoções. A habilidade de liderar suas próprias emoções, de se auto motivar, ser seu próprio e único responsável, o dono do seu destino, e seu próprio gerente são pontos que respondem o que é autoliderança que deriva do autoconhecimento.
Daí vem o pensamento: “claro que eu me conheço”. E eu pergunto: certeza?
Conhece as origens dos sentimentos e reações? Tem tido controle deles? Sim autoliderança decorre de conhecer-se e de ter o controle das suas emoções. Da mesma forma, uma vez conhecendo a autoliderança, terá habilidade de gerir o seu próprio tempo além de relacionar-se positivamente com você mesmo e com as pessoas. Autoliderança é começar as coisas e terminá-las. Autoliderança é ter humildade em reconhecer suas emoções, para identificar pontos de ajuste, lidar com eles, evoluir deixando o passado no passado, seguindo para o futuro com maturidade. Autoliderança é ter maturidade nas atitudes, ter iniciativa própria para lidar com a sua própria vida e com o ambiente, ser íntegro, disciplinado sendo você o líder e liderado, simultaneamente
O líder inspira, influencia o outro portanto deve exalar bom exemplo. Busque ser você em ajuste continuamente, auto inspirado para lidar com você mesmo com boa vontade. O líder gera entusiasmo logo seja ensinável, humilde, humano, apaixonado pelo que faz. Tenha sua carreira planejada, pensada sabendo aonde está e onde deseja chegar. Assim, tome as decisões que te valorizam já que o único responsável por suas ações é você próprio. Cabe ao líder a responsabilidade por se autodesenvolver, por se capacitar, pelas mudanças que precisa fazer é sair da zona de conforto é ter o equilíbrio da sua própria vida profissional e gerir as conexões positivas e negativas.
Investir em si é saber comunicar-se adequadamente com todos os níveis hierárquicos e com seus colegas e mudar conforme o mercado muda e nos negócios.
Autoliderança requer comportamento persistente com autocomprometimento e buscar informações necessárias para fazer os negócios e a vida irem adiante observando os sinais que têm recebido de forma responsável.
E onde ficam as mulheres neste assunto? Simples, tanto as mulheres como os homens têm habilidades diferentes, eventualmente, complementares. Há mulheres mais analíticas, homens mais sensíveis mas no fundo as necessidades são as mesmas apenas por óticas diferentes cabendo aos líderes e liderados potencializar as habilidades de cada um para o bem comum e autorrealização de todos, afinal todos preferem o sucesso.
Busque autoliderança e autogestão para ter mais orgulho de si mesmo e da trajetória percorrida.
Se você gostou deste artigo, confira também: o efeito da crise em mim