Descubra como a Liderança Ambidestra pode impulsionar a uma empresa rumo ao sucesso. Inspirada pela habilidade de ambidestria, essa abordagem, criada por Jeff Immelt, CEO da General Electric, une inovação e melhoria na gestão organizacional por meio de constantes inovações e modernos modelos de negócios.
Aprenda como cultivar uma cultura de pesquisa e exploração, aproveitando as vantagens da ambidestria para liderar o mercado e alcançar uma vantagem competitiva. Explore o equilíbrio entre criatividade e eficiência operacional e descubra os segredos dos líderes ambidestros no contexto de um mundo BANI.
Prepare-se para um mergulho profundo na gestão ambidestra e na importância de estar à frente das tendências do mercado.
Liderança Ambidestra: gestão, equilíbrio, desempenho e inovação
Por Carlos Eduardo de Assis
A Liderança Ambidestra surge com um nome que vem da ambidestria, ou seja, refere-se à habilidade de utilizar ambos os lados com a mesma aptidão.
O conceito foi criado por Jeff Immelt, CEO da General Eletric. A Liderança Ambidestra (Ambidextrous Leadership) é exercida buscando unir melhorias na Gestão Organizacional através de constantes inovações e modernos modelos de negócios.
A adoção de cultura de pesquisa e exploração nos seguidores da metodologia tem obtido resultados positivos.
Atuando de forma conectada com tecnologia e processos de Gestão, a Liderança Ambidestra “larga na frente” em relação a outras Gestões, pois adquire competividade e liderança na sua área de atuação.
A busca é por equilíbrio da criatividade, através de Mindset inovador, usando, ao mesmo tempo, de uma operacionalidade eficiente.
Em momentos de incertezas é essencial o foco em 3 pontos para alcançar essa competitive edge /vantagem competitiva: Insight (criatividade), Comprometimento (engajamento), e Execução (processos organizacionais).
A ambidestria tem o seguinte significado para líderes inovadores: Líderes precisam equilibrar crescimento estável com inovação constante.
Nesse contexto de mundo BANI (“Bittler, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible.”/ “Frágil, Ansioso, Não-Linear e Incompreensivel”), o CEO deve balancear, no nível organizacional, tensões e disputas de otimização e inovações propostas por diversas áreas do negócio, gerenciando e modelando a organização e sendo o responsável pela disseminação da ambidestria por toda empresa.
O líder na Gestão ambidestra deve estar atento às tendências do mercado e ter boa visão de futuro, antecipando, de forma criativa, metas pertinentes ao seu negócio. E mantendo sempre a atenção na Gestão de Equipes.
Carlos Eduardo de Assis
Estudioso de Liderança, formado em Marketing (Brasil) e Hotel Management (EUA), especialista em Liderança e Gestão de Equipes na Fator Liderança. MBA em Liderança, Gestão de Equipes e Produtividade, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance, Pós-Graduação Especialização em Liderança e Coaching, Pós-Graduação em Gestão de Negócios, Pós-Graduação em Gestão de Marketing de Serviços.