Já faz algum tempo que eu ando observando o óbvio e confesso que ele tem me surpreendido. Como assim o óbvio tem surpreendido?
Explico:
Na vida sabemos, embora muitas vezes queiramos negar, obviamente, que a única certeza é a mudança.
Crise nos tira da zona de conforto e isso também é óbvio: seja uma crise pessoal ou uma crise econômica-política.
De fato, na crise mudamos ou as circunstâncias nos fazendo mudar. Eventualmente, ambos.
A crise que nos tira da zona de conforto nos faz perceber o quão vulnerável somos a todo momento. Na verdade, a sensação de controle que temos das situações é efêmera, como o poder também.
Cada vez que eu passo uma crise ou observo alguém passando, percebo e reconheço a fragilidade dos sistemas e da humanidade e isso é tão óbvio que é estranho está escrevendo algo que na verdade está debaixo dos nossos olhos a todo instante.
O poder e o controle que o ser humano pensa exercer sobre si mesmo e sobre as coisas não existe ou melhor existe de forma tão etérea que poderíamos ilustrar como uma fumaça que aparece e logo desaparece.
Da mesma forma as crises aparecem e desaparecem como fumaça. São circunstâncias que acontecem nos permitindo mudar uma situação seja no trabalho, o nosso comportamento, algo em casa, mudar nossa percepção sobre o governo ou em qualquer outra relação humana.
Toda essa história pode acrescentar muito quando pensamos em liderança.
Na condição de líderes e liderados olhamos para as novas situações e nos aprofundamos um pouco mais em assuntos que na verdade conhecíamos de forma rasa. Parece chavão, mas de fato as crises nos levam a oportunidades.
A cada crise descemos ou nos aprofundamos no conhecimento de uma situação, aprendemos sobre novo assunto, redescobrimos sentimentos, mudamos relacionamentos e é desta forma que vamos crescendo e aprendendo mais sobre nós mesmos, sobre como lidar com as situações.
A crise e a vida têm algo muito em comum, ambas são como a fumaça que surge, duram por um pequeno espaço de tempo e logo desaparecem deixando seu efeito.
Ambas passam por mim por você com formas e intensidades diferentes, mas nos transformam.
A fumaça, a crise e a vida passam: é tão óbvio!
Se você gostou deste artigo, confira também: como prevenir riscos fiscais trabalhistas e previdenciarios
2 comentários em “O Efeito da Crise em Mim”
Pingback: Autoliderança e autogestão - BSSP Blog
Pingback: Autoliderança no desenvolvimento da carreira e negócios - BSSP Blog