Mundo BANI é uma expressão estranha para você? Para muitos estudiosos, o Mundo BANI é interpretado como uma evolução do Mundo VUCA, conceito que relaciona a agilidade das mudanças na sociedade e como passa a ser necessário o rápido desenvolvimento de novas técnicas e habilidades.
Confira o artido do autor: Carlos Eduardo de Assis, Formado em Marketing, e Graduado em Hotel Management (EUA), com MBA/Pós-Graduação, especialização em Gestão de Pessoas, Liderança, e Gestão de Negócios.
No mundo dos negócios, assim como na sociedade em geral, e até mesmo antes da pandemia de Covid19, utilizávamos a abreviação VUCA, com significado de Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Referência que nos dava interpretação, em termos de sociedade e mundo dos negócios, do momento de passado recente em que vivíamos.
Assim, seguindo essas mudanças constantes e rápidas, surge a necessidade de uma nova nomenclatura ou abreviação para atualização do entendimento do momento seguinte daquele momento VUCA identificado anteriormente.
Mudanças que já vinham sendo percebidas e anunciadas Por Jamais Cascio , em evento em 2018 no Institute for the Future , tiveram agora maior impacto por ocasião da Pandemia. Dessa forma, as variáveis já conhecidas foram fortemente impactadas
Surge assim, a denominação BANI, Acrônimo Criado pelo antropólogo americano Jamais Cascio, com significado, “Bittler, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible.” (Traduzido para o Português significa, Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível)
Frágil: Jamais Cascio, aponta nossa fragilidade como mundo, sujeito a catástrofes naturais, ou não possíveis de acontecer em qualquer momento, exigindo assim algum preparo ou reserva para o inesperado.
Ansioso: A percepção, da falta de controle contra transformações inesperadas, que podem causar mudanças radicais na sociedade, geram ansiedade contínua, mais especificamente no que diz respeito a tomada de decisão.
Não Linear: As bases de estruturas estão comprometidas. Expectativas por direcionamento de tendências, buscam achar rumo para organizações, modelos de trabalho, e entendimento de falta de padronização que comprometem planejamentos que não sejam para futuro breve, sob o risco de planos ficarem ultrapassados e sem efeito, nesse mundo que agora descrevemos como BANI.
Incompreensibilidade: A nova interpretação do mundo BANI atual, nos possibilita concluir que para a falta de entendimento da nova realidade, é preciso transparência, percepção e Intuição.
Referência Bibliográfica:
Cascio. Jamais, Facing the Age of Caos.