Pesquisa revela o perfil das empresas de contabilidade do Brasil e aponta os maiores desafios destes negócios.
Por Prof. Marcelo Voigt Bianchi
Durante os meses de fevereiro e março de 2023, eu e minha assessoria realizamos uma pesquisa para entendermos um pouco mais sobre a realidade do mercado contábil no Brasil. Nosso objetivo era conhecer o perfil das empresas de contabilidade brasileiras, e revelar seus maiores desafios.
Tivemos contribuições valiosas na disseminação da pesquisa, como dirigentes das principais instituições e professores do segmento. A pesquisa foi enviada e as respostas foram voluntárias, das quais obtivemos cerca de trezentos participantes representando catorze Estados da Federação.
A pesquisa foi informal e não obedece aos critérios científicos. É apenas uma amostragem entre os participantes pesquisados, que tiveram suas informações mantidas em sigilo.
Todos sabemos que o mercado contábil é muito estratificado. Segundo o CFC – Conselho Nacional de Contabilidade, temos cerca de 71.609 escritórios de contabilidade no Brasil. A pesquisa confirmou esta estratificação do mercado, segundo os números informados abaixo:
Colaboradores
Cerca de quase a metade dos entrevistados, ou 47,6%, responderam que suas empresas de contabilidade possuem até dezesseis colaboradores enquanto na outra ponta, representando as maiores empresas de contabilidade do Brasil, apenas 6% responderam possuir acima de cento e vinte colaboradores.
Clientes Recorrentes
Em relação ao número de clientes recorrentes, a pesquisa indicou que 51% dos entrevistados possuem até cento e cinquenta clientes recorrentes, e apenas 7% possuem acima de oitocentos .
Faturamento Mensal Recorrente
A grande maioria dos respondentes, ou 62%, deles informaram que suas empresas faturam até duzentos mil reais mensais, ou seja, são consideradas, ainda, uma microempresa em relação ao seu faturamento, dentro dos padrões nacionais. As maiores empresas de contabilidade do Brasil faturam acima de dois milhões de reais mensais e são apenas 4,3% delas.
Diante das empresas respondentes, podemos afirmar que o Setor Contábil no Brasil é formado por micro escritórios de contabilidade. No entanto, já de alguns anos para cá têm crescido o número de empresas contábeis de grande porte.
Em nossa próxima publicação eu vou comentar sobre as novas diversificações de serviços, investimento em capacitação e a perspectiva de crescimento dos escritórios contábeis que responderam à pesquisa.
Fonte: Marcelo Voigt Bianchi Chairman of Board da ATLAS Inteligência para Gestão e Contabilidade; Conselheiro, Mentor e Professor de Estratégia Empresarial
Marcelo Voigt Bianchi
Professor da BSSP
1 comentário em “O perfil e os desafios das empresas de contabilidade”
Boa Tarde Srs(as);
Tudo o que se relaciona a capacitação terá sempre espaços capazes de produzirem resultados de qualidades. Percebemos que o texto ” O perfil e os desafios das empresas de contabilidade” revelou dados relevantes sobre as evoluções profissionais do segmento contábil, contudo as responsabilidades diante de cenários de alterações e mudanças radicais na economia e seus afluentes, tornam os profissionais deste ramo em autêntico guardião dos interesses coletivos dos empreendedores brasileiros. Nossa admiração e respeito pelo professor Marcelo Bianchi pelas preocupações com a classe que levita e decola rompendo horizontes.