O Saque-Aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.
O trabalhador que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional, anualmente.
Adesão: Site do FGTS na CAIXA, fgts.caixa.gov.br; ou Aplicativo do FGTS, que você pode baixar na loja de aplicativos do seu celular); ou No Internet Banking CAIXA.
O saque aniversário irá permitir o resgate de 50% do Fundo para quem tem até R$ 500 na conta até 5% para quem tem acima de R$ 20.000.
Ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador deverá escolher a data em que deseja que o valor seja disponibilizado: no 1º ou no 10º dia do mês de seu aniversário.
A diferença é que, ao optar pelo 10º dia, a base de cálculo do valor a receber será acrescida de juros e atualização monetária do mês de saque.
A adesão ao saque aniversário permite o resgate de parte do FGTS todo ano, mas tem a desvantagem de impedir o saque integral do fundo no caso de demissão sem justa causa.
Quem está há muitos anos na empresa deve pensar bem se quer mesmo o saque aniversário. Pois, ao fazer essa opção, o trabalhador abre mão de resgatar a totalidade do fundo caso seja demitido sem justa causa.
É possível desistir a qualquer tempo de fazer o saque aniversário, porém terá de esperar dois anos para voltar a ter direito ao saque integral do fundo em caso de demissão sem justa causa.
Ficam mantidos os saques para a compra da casa própria, doenças graves, aposentadoria e outros casos já previstos anteriormente na Lei.
Se aderir ao saque aniversário, você não perde a multa dos 40%. Pode sacar o valor da multa rescisória.
Bons estudos e até a próxima dica!
Jacquelline Duarte
2 comentários em “Saque-aniversário: confira as principais dúvidas”
Estou insatisfeito por ter um conjunto de profissionais que pode me auxiliar nessa nova caminhada
Estou muito honrado por ter a oportunidade de fazer parte deste grande conjunto de professores e assessores bem sucedidos no mercado internacionais para me acessorar para que eu possa aprender a continuidade legado o que minha