CPA

Atendendo ao que dispõe a Lei n. 10.861 de 04 de abril de 2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, A Faculdade BSSP, possui instituída a Comissão Própria de Avaliação – CPA, com representantes da comunidade interna e externa, visando o cumprimento dos propósitos estabelecidos pela Instituição e pelo MEC.

Introdução

O projeto de Autoavaliação que a CPA encaminha à CONAES é o instrumento norteador das discussões junto à comunidade acadêmica. A metodologia e o conjunto de instrumentos que compõem o processo avaliativo resultam de um processo inicial de debates internos, estando sujeitos, ainda, a ajustes que porventura sejam considerados imprescindíveis durante os processos avaliativos.

A CPA da Faculdade BSSP é instituída por portaria própria, com a atribuição de conduzir o processo de avaliação interna, por meio de um trabalho sistemático que atenda aos princípios de gestão democrática e participativa, desenvolvendo uma ação articulada com as Diretorias, às coordenações de curso e gerências da Instituição e ao Conselho Superior – CONSUP, garantindo dessa forma, o processo de construção coletiva. A CPA é composta de representantes dos Corpos Docente, Técnico-Administrativo, Discente e da Comunidade.

É utilizado, na elaboração de seu projeto, todo material disponibilizado pelo MEC/INEP. Tem envolvimento dos diversos setores acadêmicos por meio de envio de material informativo para análise e apresentar as contribuições.

Compreendendo que a avaliação tem primordialmente funções formativas, com fins voltados para a consolidação de um processo de comunicação em que se possa apontar informações das condições de funcionamento da IES em suas várias dimensões, o projeto se apresenta como um meio para a sistematização e a circulação destas de modo que reflitam a identidade da Instituição, evidenciando as suas realizações e suas potencialidades.

Conforme a legislação atual, a avaliação da IES, nos moldes determinados pela CPA, tem por objetivo identificar o perfil Institucional e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.

A Faculdade BSSP, desenvolve o seu plano de Autoavaliação Institucional com ênfase em princípios, procedimentos e critérios das dimensões apresentadas nos Instrumentos de Avaliação do MEC, de modo a tornar relevante este processo de ensino-aprendizagem, gestão, avaliação de desempenho de funcionários e docentes sob a ótica de um processo de avaliação embasado no processo de avaliação interna que conta com a participação de toda a comunidade acadêmica.

Os órgãos gestores da Instituição têm consciência de que é preciso formular um projeto didático-pedagógico diferenciado para se conseguir galgar um grau de qualidade construído de maneira segura e em termos progressivos, visando satisfazer a critérios de excelência acadêmica no processo ensino-aprendizagem. A eficácia desse processo deve ser permanentemente avaliada por meio da Comissão de Avaliação, a qual tem autonomia para apontar possíveis deficiências. Para tanto, a CPA é constituída por membros eleitos por seus pares, com representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

A Faculdade BSSP desenvolve a avaliação institucional permanente, como forma de busca incessante por melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Isso implica mudanças profundas e constantes, introduzidas de maneira democrática, dialogada e resultante de cuidadoso processo de avaliação institucional.

A qualidade será a consequência natural desse processo, seja no ensino oferecido, seja nos projetos de extensão, e mesmo na dimensão da pesquisa. Tal objetivo implica a interação entre dirigentes e corpos docente e discente, irmanados no ideal comum de apresentar à sociedade um ensino superior partícipe da comunidade, apto a responder os desafios do mundo contemporâneo.

A avaliação Institucional deve ser incorporada no dia-a-dia da instituição, de maneira a criar uma cultura de avaliação. Tanto a Direção da Faculdade, como professores e alunos colaboram ativamente com as atividades de avaliação, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, autônomo, livre de ameaças, crítico e transformador dos sujeitos envolvidos e da instituição. Professores, alunos, funcionários administrativos deverão constituir a tríade de um processo, respondendo questionários, registrando os aspectos positivos e negativos da Instituição, assim como de seus cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e também dando sugestões sobre as mudanças que devem ser introduzidas no ensino e na instituição como um todo.

Logo, na qualidade de processo permanente, a avaliação será utilizada como um instrumento para identificar problemas, para introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria da qualidade do ensino e da instituição.

RELATÓRIOS

Boa Sorte

Sabedoria

Prosperidade

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