CPA

Atendendo ao que disp√Ķe a Lei n. 10.861 de 04 de abril de 2004 que institui o Sistema Nacional de Avalia√ß√£o da Educa√ß√£o Superior ‚Äď SINAES, A Faculdade BSSP, possui institu√≠da a Comiss√£o Pr√≥pria de Avalia√ß√£o ‚Äď CPA, com representantes da comunidade interna e externa, visando o cumprimento dos prop√≥sitos estabelecidos pela Institui√ß√£o e pelo MEC.

 

Introdução

O projeto de Autoavalia√ß√£o que a CPA encaminha √† CONAES √© o instrumento norteador das discuss√Ķes junto √† comunidade acad√™mica. A metodologia e o conjunto de instrumentos que comp√Ķem o processo avaliativo resultam de um processo inicial de debates internos, estando sujeitos, ainda, a ajustes que porventura sejam considerados imprescind√≠veis durante os processos avaliativos.

A CPA da Faculdade BSSP √© institu√≠da por portaria pr√≥pria, com a atribui√ß√£o de conduzir o processo de avalia√ß√£o interna, por meio de um trabalho sistem√°tico que atenda aos princ√≠pios de gest√£o democr√°tica e participativa, desenvolvendo uma a√ß√£o articulada com as Diretorias, √†s coordena√ß√Ķes de curso e ger√™ncias da Institui√ß√£o e ao Conselho Superior ‚Äď CONSUP, garantindo dessa forma, o processo de constru√ß√£o coletiva. A CPA √© composta de representantes dos Corpos Docente, T√©cnico-Administrativo, Discente e da Comunidade.

√Č utilizado, na elabora√ß√£o de seu projeto, todo material disponibilizado pelo MEC/INEP. Tem envolvimento dos diversos setores acad√™micos por meio de envio de material informativo para an√°lise e apresentar as contribui√ß√Ķes.

Compreendendo que a avalia√ß√£o tem primordialmente fun√ß√Ķes formativas, com fins voltados para a consolida√ß√£o de um processo de comunica√ß√£o em que se possa apontar informa√ß√Ķes das condi√ß√Ķes de funcionamento da IES em suas v√°rias dimens√Ķes, o projeto se apresenta como um meio para a sistematiza√ß√£o e a circula√ß√£o destas de modo que reflitam a identidade da Institui√ß√£o, evidenciando as suas realiza√ß√Ķes e suas potencialidades.

Conforme a legislação atual, a avaliação da IES, nos moldes determinados pela CPA, tem por objetivo identificar o perfil Institucional e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.

A Faculdade BSSP, desenvolve o seu plano de Autoavalia√ß√£o Institucional com √™nfase em princ√≠pios, procedimentos e crit√©rios das dimens√Ķes apresentadas nos Instrumentos de Avalia√ß√£o do MEC, de modo a tornar relevante este processo de ensino-aprendizagem, gest√£o, avalia√ß√£o de desempenho de funcion√°rios e docentes sob a √≥tica de um processo de avalia√ß√£o embasado no processo de avalia√ß√£o interna que conta com a participa√ß√£o de toda a comunidade acad√™mica.

Os órgãos gestores da Instituição têm consciência de que é preciso formular um projeto didático-pedagógico diferenciado para se conseguir galgar um grau de qualidade construído de maneira segura e em termos progressivos, visando satisfazer a critérios de excelência acadêmica no processo ensino-aprendizagem. A eficácia desse processo deve ser permanentemente avaliada por meio da Comissão de Avaliação, a qual tem autonomia para apontar possíveis deficiências. Para tanto, a CPA é constituída por membros eleitos por seus pares, com representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

A Faculdade BSSP desenvolve a avaliação institucional permanente, como forma de busca incessante por melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Isso implica mudanças profundas e constantes, introduzidas de maneira democrática, dialogada e resultante de cuidadoso processo de avaliação institucional.

A qualidade ser√° a consequ√™ncia natural desse processo, seja no ensino oferecido, seja nos projetos de extens√£o, e mesmo na dimens√£o da pesquisa. Tal objetivo implica a intera√ß√£o entre dirigentes e corpos docente e discente, irmanados no ideal comum de apresentar √† sociedade um ensino superior part√≠cipe da comunidade, apto a responder os desafios do mundo contempor√Ęneo.

A avalia√ß√£o Institucional deve ser incorporada no dia-a-dia da institui√ß√£o, de maneira a criar uma cultura de avalia√ß√£o. Tanto a Dire√ß√£o da Faculdade, como professores e alunos colaboram ativamente com as atividades de avalia√ß√£o, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, aut√īnomo, livre de amea√ßas, cr√≠tico e transformador dos sujeitos envolvidos e da institui√ß√£o. Professores, alunos, funcion√°rios administrativos dever√£o constituir a tr√≠ade de um processo, respondendo question√°rios, registrando os aspectos positivos e negativos da Institui√ß√£o, assim como de seus cursos, discutindo em grupo os problemas de ensino e tamb√©m dando sugest√Ķes sobre as mudan√ßas que devem ser introduzidas no ensino e na institui√ß√£o como um todo.

Logo, na qualidade de processo permanente, a avaliação será utilizada como um instrumento para identificar problemas, para introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria da qualidade do ensino e da instituição.

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